domingo, 16 de setembro de 2012

Projeto música e instrumentos musicais

Projeto: Cantando e Aprendendo... Muita música e confecção de instrumentos musicais


JUSTIFICATIVA:
 Um dos papéis do professor é o de ampliar o universo de conhecimento da criança, isso esbarra na questão do repertório musical.  A música é um dos eixos muito importante para o trabalho na educação infantil, pois contribui para a socialização, auto-estima, cria meios de diminuir a timidez e ajuda a canalizar o excesso de energia e agressividade, além disso, são ferramentas estimulantes para trabalhar a linguagem oral e escrita, entre outras áreas do conhecimento. Assim foi criado o projeto “cantando e aprendendo... muita música e confecção de instrumentos musicais”, para que através da música, as crianças no futuro despertem o gosto pelos estudos e pela  permanência na escola como um espaço prazeroso, alegre e feliz. Conforme Mársico (1982, p.148) “[...] uma das tarefas primordiais da escola é assegurar a igualdade de chances, para que toda criança possa ter acesso à música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sócio-cultural de que provenha”. A música consiste também numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. A música faz parte da vida do individuo desde a infância, que tem inicio ainda bebê. No ventre da mãe pesquisas afirmam que o bebê já consegue escutar seus ritmos cardíacos. Ainda pequenos, são expostos a diferentes tipos de sons, quando é cantada uma música de ninar ou até mesmo quando escutamos a sonoridade do ambiente, caracterizados pelo canto de um pássaro, pelo rádio, pelo barulho do carro, entre outros. Por isso o lugar dos sons é em todo lugar, seja fundo musical de uma atividade, seja como objetivo principal de um trabalho, só para escutar uma canção, seja para embalar o sono, para tornar as brincadeiras mais divertidas ou perceber melhor o ambiente. Explorando o universo de cantigas, brincadeiras folclóricas, infantis, instrumentais, entre outros estilos fará o gosto musical das crianças mais apurado e personalizado no futuro. Na educação infantil o trabalho com a música deve se organizar de forma que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades. De zero a três anos: ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais. Já as crianças de quatro a seis anos: explorar a música para se expressar, interagir com outros e ampliar seu conhecimento de mundo; perceber e explorar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio improvisação, composições e interpretações musicais. Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da música na Educação Infantil.

OBJETIVO GERAL:
Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo, através de uma ação pedagógica musical, proporcionando momentos de alegria que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Ouvir, perceber e discriminar diferentes sons
·         Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais
·         Confeccionar instrumentos relacionados às músicas trabalhadas
·         Valorizar o repertório já conhecido pelas crianças
·         Explorar os instrumentos musicais;                                                                                        
CONTEÚDO:
Música/linguagem oral/artes/movimento/expressão corporal


METODOLOGIA:
Atividades
·         Roda de conversa
·         Músicas de diferentes sons na hora do soninho (sons de pássaros, canções de ninar, barulho de cachoeira...)
·         Brincadeiras de roda
·         Produzir instrumentos musicais com materiais alternativos
·         Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais
·         Ilustração de músicas
·         Dramatização das músicas trabalhadas
·         Utilização de músicas conhecidas pelas crianças
·         Cantar músicas que contenha contagens;
·         O tom da música; Ouvir em silêncio; Ouvir e cantar junto;
·         Dançar músicas diferentes
RECURSOS:
·         Materiais recicláveis
·         Jogos
·         Musicas
·         Livros
·         DVD e CD
·         Fantoches
·         Massa de modelar
·         Recorte e colagem
·         Pintura
·         Cartaz
·         Materiais alternativos
CULMINÂNCIA:
Serão expostas atividades desenvolvidas durantes o projeto na unidade de ensino onde haverá o encerramento do mesmo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação na área musical deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
MÁRSICO, Leda Osório. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário