Projeto: Cantando e Aprendendo... Muita música e confecção de instrumentos musicais
JUSTIFICATIVA:
Um dos papéis do professor é o de ampliar o universo de conhecimento da criança, isso esbarra na questão do repertório musical. A música é um dos eixos muito importante para o trabalho na educação infantil, pois contribui para a socialização, auto-estima, cria meios de diminuir a timidez e ajuda a canalizar o excesso de energia e agressividade, além disso, são ferramentas estimulantes para trabalhar a linguagem oral e escrita, entre outras áreas do conhecimento. Assim foi criado o projeto “cantando e aprendendo... muita música e confecção de instrumentos musicais”, para que através da música, as crianças no futuro despertem o gosto pelos estudos e pela permanência na escola como um espaço prazeroso, alegre e feliz. Conforme Mársico (1982, p.148) “[...] uma das tarefas primordiais da escola é assegurar a igualdade de chances, para que toda criança possa ter acesso à música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sócio-cultural de que provenha”. A música consiste também numa linguagem capaz de “expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. A música faz parte da vida do individuo desde a infância, que tem inicio ainda bebê. No ventre da mãe pesquisas afirmam que o bebê já consegue escutar seus ritmos cardíacos. Ainda pequenos, são expostos a diferentes tipos de sons, quando é cantada uma música de ninar ou até mesmo quando escutamos a sonoridade do ambiente, caracterizados pelo canto de um pássaro, pelo rádio, pelo barulho do carro, entre outros. Por isso o lugar dos sons é em todo lugar, seja fundo musical de uma atividade, seja como objetivo principal de um trabalho, só para escutar uma canção, seja para embalar o sono, para tornar as brincadeiras mais divertidas ou perceber melhor o ambiente. Explorando o universo de cantigas, brincadeiras folclóricas, infantis, instrumentais, entre outros estilos fará o gosto musical das crianças mais apurado e personalizado no futuro. Na educação infantil o trabalho com a música deve se organizar de forma que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades. De zero a três anos: ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais. Já as crianças de quatro a seis anos: explorar a música para se expressar, interagir com outros e ampliar seu conhecimento de mundo; perceber e explorar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio improvisação, composições e interpretações musicais. Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da música na Educação Infantil.
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar o contato com diferentes sons, ritmos e melodias, explorando os movimentos e as sensações do corpo, através de uma ação pedagógica musical, proporcionando momentos de alegria que possibilitem um melhor desenvolvimento da criança.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
· Ouvir, perceber e discriminar diferentes sons
· Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais
· Confeccionar instrumentos relacionados às músicas trabalhadas
· Valorizar o repertório já conhecido pelas crianças
· Explorar os instrumentos musicais;
CONTEÚDO:
Música/linguagem oral/artes/movimento/expressão corporal
METODOLOGIA:
Atividades
· Roda de conversa
· Músicas de diferentes sons na hora do soninho (sons de pássaros, canções de ninar, barulho de cachoeira...)
· Brincadeiras de roda
· Produzir instrumentos musicais com materiais alternativos
· Participação em situações que integram músicas, canções e movimentos corporais
· Ilustração de músicas
· Dramatização das músicas trabalhadas
· Utilização de músicas conhecidas pelas crianças
· Cantar músicas que contenha contagens;
· O tom da música; Ouvir em silêncio; Ouvir e cantar junto;
· Dançar músicas diferentes
RECURSOS:
· Materiais recicláveis
· Jogos
· Musicas
· Livros
· DVD e CD
· Fantoches
· Massa de modelar
· Recorte e colagem
· Pintura
· Cartaz
· Materiais alternativos
CULMINÂNCIA:
Serão expostas atividades desenvolvidas durantes o projeto na unidade de ensino onde haverá o encerramento do mesmo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação na área musical deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAMÁRSICO, Leda Osório. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Rio de Janeiro: Globo, 1982.
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